historia da psicologia
Curso de Psicologia; 1º semestre – Campus Pantanal – Corumbá MS
Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia
Bibliografia:PSICOLOGIA, Uma introdução – Uma visão histórica da psicologia como ciência. Figueiredo, Luís Cláudio M., 19992, Editora EDUC (PUC-SP).
QUESTÕES DE ESTUDO E DISCUSSÃO
I. A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIAINDEPENDENTE
1) Quais as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especificamente, na elaboração de uma psicologia científica?
A criação de uma nova ciência é um processocomplexo, que apresenta dificuldades em sua elaboração, como a necessidade de mostrar a existência de um objetivo próprio e métodos adequados ao estudo desse objeto, provando afinal, ser capaz de firmar-seindependente das outras áreas do saber. A elaboração de uma psicologia científica apresenta-se como um processo mais complicado ainda, uma vez que a psicologia se originou de outras várias matérias, eo que hoje é tomado como objeto de estudo da psicologia, já era abordado por outras disciplinas, deixando a psicologia com nada para estudar.
2) Como você vê a questão da independência dapsicologia e das suas relações com as demais ciências? Justifique sua resposta.
Vejo que a psicologia começou ainda muito dependente das demais ciências, apoiando-se nelas para se desenvolver e sedifundir, entretanto, hoje em dia a coisa mudou de figura e a psicologia atual mostra-se extremamente mais complexa e diversificada, contendo ainda traços ‘emprestados’ de outras disciplinas, mas muito maisbem desenvolvidos e aprofundados, tanto que se aconselha a tratar da psicologia no plural (PSICOLOGIAS), perante a imensidão da diversidade adquirida.
II. PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA OAPARECIMENTO DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XIX