Historia da pizza final e suas modificações ate os dias atuais
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Tecnologia em Gastronomia
Kleber Luiz Austricliano
Sidnei Da Silva
Paulo Fernando
Pizza Napolitana: análise das suas origens e mudanças até os tempos atuais
São Paulo
2015
Sumário
1. Introdução 2
1.1. História da pizza 2
1.2. Cronologia da Pizza 4
1.3. A chegada da pizza ao Brasil 6
1.4. Modificação x cultura alimentar local 7
1.5. Pizza Napolitana 9
1.6. Alteração na receita da pizza no brasil 10
2. Objetivos 12
3. Metodologia 13
4. Conclusão 14
5. Referências 15
1. Introdução
1.1. História da pizza
Primeiro o homem descobriu que se ele misturasse com água a farinha resultante dos grãos de cereais que ele moía com duas pedras e, depois, assasse a massa resultante sobre uma pedra quente, obteria um alimento capaz de saciar sua fome e lhe dar muita energia. Assim, nasceu o pão. Acredita-se que tudo isso tenha acontecido na Mesopotâmia, atual Iraque, no Período Neolítico, a cerca de 10 mil anos atrás, quando o homem já dominava o fogo e a cerâmica, deixando de ser caçador para explorar uma nova atividade, cultivando cereais.
Difundido em todo o planeta, talvez seja o prato mais democrático que existe, agradando e sendo acessível a ricos e pobres (BRANDAO, 2009).
Pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, especialmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno, de preferência a lenha.
Difundido em todo o planeta, talvez seja o prato mais democrático que existe, agradando e sendo acessível a ricos e pobres. Depois, não se sabe bem ao certo em que tempo foi isso, mas quando se descobriu que cobrindo aquela massa crua com alguma coisa comível e assando tudo junto, o resultado ficava uma delícia, nasceu a pizza.