Historia da Parada Gay
Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.
Hoje em dia, praticamente todos os países europeus e vários outros das Américas possuem suas paradas de orgulho gay. O Brasil é sede da maior festa do gênero desde 2007 - no último ano, 3 milhões de pessoas foram à avenida Paulista, em São Paulo. O tema deste ano é "Vote contra a homofobia".
FONTE: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/parada-gay-comecou-nos-eua-ha-mais-de-40-anos-20100606.html
OU
O mais famoso marco do movimento LGBT foi o episódio ocorrido em um bar chamado Stonewall de Nova Yorque, em 1969. Cansados dos abusos e agressões da polícia, os homossexuais realizaram uma rebelião de rua que durou cerca de 4 dias. O detonador do levante foi no dia 28 de Junho que mais tarde se tornaria o dia mundial do orgulho homossexual, o dia em que os homossexuais levantaram a cabeça e se enfrentaram com a polícia nas ruas em defesa do seu direito de livre expressão de sua sexualidade. A primeira parada ocorreu em 1926 um ano após o levante de Stonewall nos Estados Unidos e configurou como espaço privilegiado para reivindicar e denunciar a opressão vivenciada pelos homossexuais. Hoje é verdade que a manifestação se tornou bem diferente do que foi nos anos de origem, ganhando um caráter mais festivo e menos politizado.
FONTE: