Homossexualismo
Parada gay se refere a uma série de ações afirmativas dos gays ao redor do mundo anglófilo e em alguns outros países, que visam combater o sentimento de vergonha sentido por muitos homossexuais, ou mesmo por grupos (geralmente de religiosos conservadores) que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso. A Parada do orgulho LGBT de São Paulo é uma manifestação social em prol da garantia dos direitos civis da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) que acontece desde 1997, na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Segundo o Guiness Book, a sua edição de 2006 foi considerada a maior parada LGBT do mundo, baseado em estimativas feitas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que contabilizou 2,5 milhões de participantes. Segundo a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, entidade responsável pela organização do protesto, já em 2004passou a ser a maior marcha deste tipo no mundo. O evento conta com a participação de LGBT, simpatizantes e pessoas curiosas passando no local. A principal reivindicação contida no evento tem sido o combate à homofobia (tema recorrente desde 2006).
Segundo a SPTuris (empresa estatal de turismo do município de São Paulo), a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento que atrai mais turistas à cidade, e em todo o país só fica atrás do Carnaval do Rio quando se consideram os turistas internacionais. A edição de 2011 foi a que os organizadores estimaram o maior número de participantes: 4 milhões de pessoas.
O movimento que hoje é conhecido pela sigla LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – e que já foi GLS – gays, lésbicas e simpatizantes – é composto por diversos eventos, promovendo e mostrando o trabalho de seus colaboradores e organizadores ativistas, sempre em busca dos direitos de sua comunidade, direitos estes negados ou desrespeitados por algumas parcelas da sociedade. Como surgiu Uma batida policial no bar Stonewall em NY,um dos principais