diversos
Mas você já parou pra pensar que nem sempre foi assim? Já teve curiosidade em saber como tudo começou? Quem foram os antepassados que lutaram pela causa, em um tempo onde a sociedade seguia padrões muito rigorosos?
Pois chegue mais que vou te contar um pouquinho da história do movimento gay pelo mundo, através de fotos e fatos marcantes. [hr]
DIRETO DO TÚNEO DO TEMPO
Na madrugada de 28 de junho de 1969, um grupo de homossexuais se revolta contra uma blitz da polícia no bar Stonewall, em Nova York, e cria o protesto que ainda é hoje é tido como grande marco do movimento. O Stonewall era um dos principais bares gays da década de 60 nos EUA. Os distúrbios eclodiram depois que seus freqüentadores, cansados de abusos e repreensões de autoridades, se rebelaram. Hoje o movimento é considerado a primeira reação dentro dos EUA contra abusos sofridos pela população gay.
No ano seguinte, 1970, milhares de pessoas marcharam em São Francisco, Los Angeles e Nova York para celebrar o primeiro aniversário da Stonewall, essa foi considerada a primeira parada gay da história.
Na foto da direita, as mães de homossexuais desfilam em Chicago em carro aberto no ano de 1985. Nesta década as paradas gays ficam mais organizadas, com maior força e aceitação e o discurso se torna menos radical.
Em 1987, pela primeira vez, os protestos foram incorporados por soropositivos, em uma década onde a AIDS surge com força e começam as campanhas de conscientização (mesmo que ainda tímidas). Os gays eram considerados “grupo de risco” nessa época (que hoje se mostrou apenas como uma