historia da mecanica
Goiânia, 02 de abril de 2014
MAF2201 C01 2
AED 1
Física geral e experimental 1
GALILEU
No clima cultural do Renascimento surge o astrônomo italiano GALILEU GALILEI (1564 – 1642). Em 1574 a família vai morar em Florença, e Galileu ingressa no Mosteiro de Camaldolese. Iniciou o curso de Medicina na Universidade de Pisa, mas depois de quatro anos abandonou a medicina pela matemática e valeu-se dela para entrar no mundo da física e da astronomia.
Seus principais precursores foram Claudio Ptolomeu e Nicolau Cpernico.
Com base em suas observações foi formulado a relatividade de Galileu, que estabelece que as leis físicas são as mesmas para observadores em movimento relativo uniforme, quando o espaço e o tempo são considerados independentes entre si e absolutos.
Galileu empreendeu uma série de estudos sobre a queda livre dos corpos. Dessa forma, estabeleceu as equações básicas do movimento uniformemente acelerado, embora o tenha feito para o caso específico da queda livre. Compreendeu ainda que a trajetória dos projéteis, na ausência da resistência do ar, é uma parábola.
Galileu percebeu que o período do movimento pendular não depende da amplitude (conhecido como isocronismo do pêndulo). Este fato, devidamente trabalhado por Huyghens, veio a revolucionar a forma de medir intervalos de tempo e, portanto, de construir relógios. Medidas de tempo são imprescindíveis na observação dos fenômenos físicos
Depois de vários estudos demonstra publicamente que "dois corpos de pesos diferentes, caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante".
Aperfeiçoou o telescópio, ampliando a área dos objetos mil vezes, além de reduzir cerca de 30 vezes a distância aparente .
Galileu Galilei registra a presença de mares, crateras e montanhas na Lua. Publíca "História das manchas e acidentes do Sol" em 1613. Descobre os quatro satélites de Júpiter – prova de que alguns astros