Tabela comparativa das Algas
Algas/ Espécies
Características básicas
Ocorrência
Morfologia
Organização celular
Tipos de reprodução
Classificação
Cyanobacteria: conhecida como algas azuis ou cianobactérias, inclui representantes que muitas vezes apresentam coloração azul. No entanto, podem ser esverdeadas, avermelhadas ou enegrecidas. São organismos procarióticos, como as bactérias, pertencendo ao Reino Monera.
- Procarióticas.
- Clorofila a.
- Ficobiliproteínas (pigmentos acessórios e reserva de nitrogênio): c-ficocianina, aloficocianina (azuis), c-ficoeritrina e ficoeritrocianina (vermelhos).
- Xantofilas e carotenos (grandes proporções de β-caroteno).
- Glicogênio (amido das cianofíceas).
- Mucopolissacarídeos (presente na bainha de mucilagem).
- Ausência de flagelos.
As algas azuis podem viver em ambientes extremamente diversos. A maioria e de Synechococcus ou a temperaturas muitos baixas de lagos antárticos, onde podem ocorrer sob a calota de gelo. Existem formas marinhas que resistem a altas salinidades, ou a períodos de dessecamento, como as cianobactérias que habitam o supra-litoral. Algumas formas são terrestres, vivendo sobre rochas ou solo úmido. Outras vivem em associações com fungos, como nos liquens Cora e Leptogium, entre outros. Ainda existem algumas que se associam a outros vegetais (Anthoceros, briófita; Azolla, pteridófita; Cycas, gimnosperma) ou a protozoários.
Quanto a ramificação, pode-se reconhecer:
a) Ramificação verdadeira - quando a ramificação origina-se em consequencia de uma mudança no plano de divisão da célula.
b) Ramificação falsa - quando a ramificação origina-se sem que haja uma mudança no plano de divisão da célula. Ocorre em formas que possuem uma bainha resistente ou espessa. 1) Parede celular - é semelhante a encontrada em bactérias gram-negativas. Essa parede é complexa e composta por várias camadas.
2) Bainha - é um revestimento mucilaginoso, externo a parede celular, que está constantemente