Historia da língua Irlandesa
Fases da língua irlandesa
A forma mais primitiva do irlandês se encontra nas inscrições de ogham no século IV. Depois da conversão ao cristianismo, o irlandês antigo apareceu nas margens dos manuscritos em latim, no século VI. O irlandês médio é do século X e o moderno do XVI.
O movimento da língua irlandesa
A língua irlandesa foi a língua mais falada na Irlanda até o século XIX. a primeira bíblia em irlandês a traduziu William Bedell, o bispo da igreja irlandesa de Kilmore no século XVII.
A combinação da introdução de um sistema de educação principal (as escolas nacionais), nas que o irlandês estava proibido e só se ensinava inglês (por ordem do governo britânico), e a grande hambruna que afetou a um número maior de falantes do irlandês, porque viviam em zonas mais pobres, fez com que esta língua perdesse importância com mais celebridade. Alguns dirigentes políticos como Daniel O'Connell (Dónall Ó Conaill) viam ao irlandês como um retrocesso, já que consideravam que o inglês era a língua do futuro. Alguns escritos refletiam como alguns falantes nativos irlandeses preferem que seus filhos falem inglês em vez de irlandês; isto durou muitos anos, inclusive depois da independência, mas o irlandês sobreviveu a estes problemas.
Porém, houve muita gente que pensava de forma diferente. As primeiras manifestações para proteger esta língua foram encabeçadas por protestantes ingleses como o linguístico e clérigo, William Neilson, no século XVIII. Mas quem realmente impulsionou renascimento do gaélico foi Douglas Hyde, filho do reitor de uma igreja irlandesa, que fundou a colisão da língua gaélica (conhecida em irlandês como Conradh na Gaeilge). Os principais partidários do Conradh eram, entre outros, Pádraig Mac Piarais e Éamon de Valera. o ressurgimento dos interesses por esta língua coincidiu com outros renascimentos culturais, como a fundação da Associação Athlética Gaélica ou o aumento de representações artísticas sobre a vida