Historia da Língua Hebraica
Hebraico é o idioma mais antigo conhecido pela humanidade. O vernáculo dos Patriarcas. A língua mãe do povo judeu. A palavra "hebreu" deriva de "Ivri," ou "que está do outro lado," uma frase da Torá descrevendo Avraham, que imigrou para Israel vindo do lado leste do Rio Eufrates. Um judeu – descendente de Avraham – era assim chamado de Ivri até chegar à palavra "Yehudi," ou "Judaíta" (da Judá bíblica) que deu origem à palavra "judeu." "Hebraico" também pode significar "judeu" ou algo referente ao judaísmo.
O hebraico é a língua oficial de Israel, falado pelos cerca de seis milhões de israelenses como também por dois milhões de árabes que vivem no país. O idioma faz parte do judaísmo, sendo usado em vários estudos religiosos e nas orações.
Fora de Israel, os judeus e israelitas expatriados, que vivem principalmente na França e nos Estados Unidos, usam o hebraico domesticamente. A maioria dos chamados asquenazes (não nascidos em Israel) considera difícil usar o hebraico coloquialmente.
Muitos judeus europeus e norte-americanos nunca visitaram Israel e, por isso, têm dificuldade de se comunicar em sua língua materna.
Normalmente, os judeus ortodoxos de fora de Israel são os mais interessados em adquirir fluência no hebraico, por isso frequentam escolas especializadas. A maioria dos expatriados, no entanto, tende a ser fluente no idioma oficial dos países onde vive.
O hebraico bíblico (também chamado de hebraico clássico) é a forma antiga do hebraico, na qual a Bíblia hebraica e diversas inscrições israelitas foram escritas.
Não é falado em sua forma "pura" nos dias de hoje, embora seja estudado com bastante frequência por judeus, teólogos cristãos, linguistas earqueólogos israelenses como forma de adquirir uma maior compreensão da Bíblia hebraica e da filologia dos idiomas semitas. Atualmente o hebraico clássico costuma ser ensinado nas escolas públicas de Israel.
O hebraico bíblico e o hebraico moderno são diferentes em sua gramática,