Historia da Lavanderia
Desde quando as pessoas começaram a cobrir seus corpos com roupas, elas têm buscado uma maneira de lavá-las. A seguir podemos ver vários métodos manuais e utilizando utensílios.
Lavando roupas na Escócia antiga
Utilizando utensílio
Alguns utensílios para lavagem das roupas
Alguns utensílios para lavagem das roupas
Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen’s Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.
Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.
Propaganda de 1860 comparando a antiga e a “moderna” maneira de lavar roupas
William Blackstone, em 1874, aperfeiçoou a máquina de lavar (como um presente de aniversário para ela), construindo uma tina com uma manivela para girar os mecanismos internos. Esse aparelho apanhava as roupas e as movia dentro da água, fazendo com que a sujeira se desprendesse durante a movimentação.
Essa foi uma revolução fabulosa, apesar de não poder ser considerada tão original e extraordinária para um marinheiro.
Modelo patenteado em 1857
Lavadora movida a cão, cabra ou ovelha
Lavadora de 1906
É importante frisar que, até 1907, todos os tipos de máquinas de lavar eram manuais. Somente em 1908 surgiu a primeira máquina de lavar movida a energia elétrica, chamada de “Thor” e que fora apresentada por Alva J. Fisher, um inventor que trabalhava para a Companhia de Máquinas Hurley.
Lavadora elétrica “Thor” de 1908
À medida que a invenção evoluía, também aumentavam os desafios para os