Historia da grecia
O território do Iraque é palco de uma guerra anunciada durante meses. As bombas ressoam uma vez mais em um país do Oriente Médio, que tem uma história tão antiga quanto à própria humanidade.
Tem a forma de governo baseada na República presidencialista, a divisão administrativa contém 18 governadorias incluindo três regiões autônomas, o tipo de moeda é o dinar iraquiano, agricultura de alimentos como: tâmara, trigo, cevada, milho, beterraba, cana-de-açúcar e melão, pecuária de bovinos, ovinos e aves e a mineração de petróleo, fosforito e enxofre.
“Os iraquianos são, em sua maioria, árabes. No norte do país há uma importante minoria curda (20%)”, descreve o capítulo dedicado a esse país no Guia do Mundo. A história começou a ser escrita nesse território, há milênios. Cerca de quatro mil anos antes de Cristo, os sumérios habitaram esse lugar, e ali também floresceram babilônios e assírios. No centro do Iraque está a famosa região da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates.
A história moderna do Iraque começou depois da I Guerra Mundial, quando esse país foi praticamente construído pelas potências vencedoras. Nesse momento foi concebido como um reino, sob tutela britânica. Em 1958, uma revolta destronou a monarquia e, em 1968, acontece o movimento que levou ao poder o atual partido governante, o Baath. Saddam Hussein foi eleito presidente em 1979.
Um site da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) lembra que o clima é “principalmente desértico”, com inverno fresco e verão seco, caloroso e claro. Também afirmam que conta com recursos como petróleo e gás natural e que sua localização é estratégica. O Iraque protagonizou uma longa guerra contra o Irã na década de 80 e já foi cenário de outro conflito, que teve como principal oponente os Estados Unidos, a Guerra do Golfo de 1991.
A Síria, convencionalmente denominada República Árabe da Síria, é uma nação localizada no Oriente Médio, mais especificamente no Sudoeste