A palavra se fez livro
a) Elabore um pequeno texto, original e reflexivo, explicitando alguns dos desafios que uma igreja ou religião enfrentará para colocar em prática as 5 categorias de interpretação do fenômeno religioso (8 linhas).
É muito difícil falar sobre as 5 categorias do fenômeno religioso (Símbolo, Mito, Rito, Práxis, Razão) pois quando se trata de igrejas ou religiões, uma ou outra categoria pode ficar de fora. Por exemplo: Cada religião tem uma linha de princípios que podem condenar símbolos ou se estribar a ponto de nortear a essência da religião. Os desafios que as instituições religiosas encontrarão para colocar em prática as 5 categorias estará vinculada aos princípios que ela se baseia para nortear os fiéis. Algumas religiões e igrejas se esbarram em alguma objeção para restringir alguma categoria. A religião Católica vê a questão do símbolo e Rito e Mito como alicerce dos princípios. Já a religião evangélica pentecostal foge dos padrões da Razão para justificar seus princípios colocando o místico e o espiritual a fonte dos princípios. Portanto acredito que o maior desafio das religiões é equilibrar todas as 5 categorias do fenômeno religioso nos princípios que elas se baseiam.
b) Qual das 5 categorias você considera mais importante para uma religião hoje? Justifique. (6 linhas).
Considero a razão, pois precisamos pensar onde basearemos nossa filosofia de vida, princípios e atitudes para sermos pessoas melhores. Não adianta professarmos uma religião que prega princípios contrários ao bem comum. Existem religiões que alienam tanto as pessoas que os fiéis não conseguem enxergar o motivo de se fazer tais coisas. Como por exemplo: existem religiões que pregam a magia negra como base, outras que pregam o suicídio como justiça divina e outras que pregam o dinheiro como fonte de prosperidade.
“Professor