HISTORIA DA FISIOTERAPIA
Resumo:
A pesquisa faz um levantamento da história da fisioterapia na história geral e na história do Brasil, discorre sobre a regulamentação da profissão no Brasil, desde seu surgimento ate os dias atuais, procura descrever, as dificuldades enfrentadas pelo profissional no decorrer do tempo e seu avanço diante da humanidade. E sua importância diante da área da saúde publica.
Palavra-Chave: Historia da fisioterapia no Brasil, saúde publica.
Introdução
Este trabalho pretende demonstrar as principais questões que formaram grandes barreiras ao exercício da profissão de Fisioterapia no Brasil.
As circunstâncias históricas, a tradição na área da Saúde que tem como base a utilização de técnicas para o tratamento da doença.
Sendo assim será abordada a história da Fisioterapia na História Geral nos principais períodos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e período da Industrialização. Na Antiguidade, período entre 4.000 a.C. e 395 d.C. existia uma preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas"; A princípio foi utilizada técnicas do uso da ginástica somente para fins terapêuticos.
Historia da Fisioterapia
Sendo assim será abordada a história da Fisioterapia na História Geral nos principais períodos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e período da Industrialização. Na Antiguidade, período entre 4.000 A.C. e 395 d.C. existia uma preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas” diferenças incomodas"; Havia uma preocupação em eliminar essas “diferenças incomodas" através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos. A princípio o uso da ginástica era empregada somente com fins terapêuticos. Segundo Shestack (1979),
"Os médicos na Antiguidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia, sob a forma de