HIST RIA DA FISIOTERAPIA NO MUNDO E NO BRASIL
HISTÓRIA
MUNDO E BRASIL
Antiguidade ( 4000 a . C. / 395 d. C . )
Havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam
“Diferenças incômodas”
Expressão usada para abranger o que na época era considerado “Doença”
Antiguidade ( 4000 a . C. / 395 d. C . )
Preocupação em eliminar essas “diferenças “ através de recursos físicos, técnicas, instrumentos e procedimentos, como por exemplo: a eletroterapia sob forma de choques com um
“peixe
elétrico” no tratamento de certas doenças. O uso de peixes elétricos era prescrito por Claudio Galeno e
Scribonius Largus em Roma (século 1 dC) para tratamento de cefaléia e dores articulares. “... Os peixes elétricos... Tiram a dor presente e impedem que volte se ainda não tenha surgido”, e “As dores de cabeça, inclusive as crônicas e insuportáveis, são tratadas com a aplicação do peixe elétrico vivo sobre o local da dor
(com a chegada da dormência, o peixe deve ser removido).”
"Um defunto galvanizado". Charge ironizando a pretensa ressuscitação por meio de correntes galvânicas. Mais tarde, essa propriedade das correntes elétricas seria uma realidade, quando se considera os métodos atuais de cardioversão.
O aparelho de Krimer, usado para ressuscitação cardíaca. Paris, 1888
Antiguidade ( 4000 a . C. / 395 d. C . )
Hábito de utilizar as formas de movimento do corpo humano como recurso terapêutico era um dos tipos de instrumentos utilizados para eliminar ou minimizar essas “diferenças”
Nessa época acreditava-se que o uso da ginástica estava unicamente nas mãos dos sacerdotes e que era empregada somente com fins terapêuticos , ou seja, os movimentos do corpo humano, quando estudados, racionalizados e planejados eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas Antiguidade ( 4000 a . C. / 395 d. C . )
O
Toque teve um aspecto preponderante na evolução da fisioterapia
Quando o homem tinha alguma dor, alguma lesão, algum mal-estar, esfrega logo.
Este comportamento do esfregar