Historia Da Filosofia
História da
Filosofia
Débora Barni de Campos
Aula 2
1
Os primeiros flósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Outros sábios que viveram na mesma época estavam mais vinculados à religião do que à flosofa.
Uma nova ordem humana
Uma nova ordem humana
2
Alguns autores chamam de “milagre grego” a passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e flosófco. Outros estudiosos criticam essa visão simplista e afrmam que não se trata de um “milagre” de um povo, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.
3
Fatos que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram pra o surgimento do flósofo:
• Invenção da escrita e da moeda; • Lei escrita;
• Fundação da polis (cidadeEstado).
4
Invenção da escrita
Consciência mítica predomina em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita. Mesmo após seu surgimento, a escrita reserva-se aos privilegiados, aos sacerdotes e aos reis.
5
Enquanto rituais religiosos eram cheios de fórmulas mágicas, os escritos passaram a ser divulgados em praça pública, sujeitos à discussão e à crítica. Isso não signifca que a escrita se tornasse acessível a todos, já que a maioria da população era de analfabetos. O que está em destaque é a dessacralização da escrita, seu desligamento do sagrado.
6
A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente daquela de quem apenas fala. Portanto, a escrita surge como possibilidade maior de absorção, de uma reflexão aprimorada que tenderá a modifcar a própria estrutura do pensamento.
7
O surgimento da moeda
Na época da aristocracia rural, de riqueza baseada em terras e rebanhos, a economia era pré-monetária. As relações sociais, impregnadas de caráter sobrenatural, eram fortemente marcadas pela posição social de pessoas consideradas superiores, devido à origem divina de seus ancestrais.
8
Entre os séculos VIII e VI a.C., deu-se o desenvolvimento do comércio