historia da filosofia
Observando a palavra “filosofia”, vemos que a mesma se deriva de duas palavras gregas, que tem sentido de “amando a sabedoria”, conceito no qual havia na mente dos antigos, onde o papel da filosofia veio a ser moral, virtuoso e ético.
A Filosofia seria mesmo uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia "resolver", e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar a curiosidade. E já se afirmou até que a Filosofia não passava de uma "ginástica" do pensamento, entendendo por isso o simples exercício e adestramento de uma função, no caso, o pensamento em vez dos músculos , sem outra finalidade que essa.
Apesar de boa parte do que se diz sobre a filosofia, particularmente em nossos dias, parecer confirmar os ponto de vista falado anteriormente, ele certamente não é verdadeiro. Há sem dúvida um terreno comum onde a Filosofia, ou o que se tem entendido como tal, se confunde com a literatura e não conclusão alguma, destinando-se somente, como toda literatura, a par do entretimento que proporciona, levar aos leitores ou ouvintes, a partir destes centros condensadores da consciência coletiva que são os profissionais do pensamento, levar-lhes impressões e estados de espírito, emoções e estímulos, dúvidas e indagações.
Portanto a filosofia rastreia as várias teorias que buscaram ou buscam algum tipo de