Historia da filologia
1. Quais as causas da romanização? Comente, dando ênfase à questão lingüística.
Durante séculos aconteceram conquistas realizadas pelos romanos, que cada vez mais abrangiam seu território por meio de invasões e guerras, em decorrência, o exército romano crescia mais e mais, uma vez que outros povos se uniam aos romanos. Assim, a partir do movimento e estruturação do império percebeu-se a força dimensional da língua latina, não imposta sobre a dos nativos dominados, o que acontecia era a romanização de forma indireta.
Como os povos suplantados passaram a se comunicar também por meio da língua latina, a expansão tornou-se mais ativa, acabando por tomar o lugar das línguas nativas e por meio disso, os povos incorporavam-se pouco a pouco aos romanos, estes tinham certo interesse em firmar poder pela língua, assim a romanização era baseada na organização de atingir primeiramente os donos do poder, para chegar as classes menos favorecidas.
2. Qual a causa imediata, do ponto de vista lingüístico, da fragmentação da România?
Foi por causa da grande expansão romana que fez surgir classes diferenciadas entre a população e assim ocorreu com o seu idioma que passa a apresentar modalidades diferentes nas diversas classes sócias, áreas geográfica, ou mesmo pelo fato se ser empregado sob forma escrita ou falada.
3. Em que local o processo de romanização foi mais intenso?
Na península Ibérica.
4. O que foi o processo de Romanização?
O processo de romanização foi a propagação da cultura romana através da aculturação e assimilação cultural de seus atributos, por parte das populações anexadas durante o período de expansão da república romana. Este processo teria começado nas classes mais elevadas e depois nas mais baixas, com as classes superiores adotando a cultura romana em primeiro lugar e, de modo mais lento, essa assimilação teria se espalhado para as regiões mais internas e periféricas entre os