historia da estetica
As esteticistas devem criar um ambiente agradável de ética e responsabilidade, devem ser pacientes e os funcionários devem sentir que o ambiente é antes de tudo, um espaço de saúde e que a estética exige um processo profissional e sério.
O cliente de uma clínica de estética deve ser tratado com respeito, dignidade e seriedade desde a receção ou telefonema domiciliar.
No que diz respeito à aparência física ou natureza do tratamento, as clínicas de estética atualmente frequentadas por pessoas de ambos os sexos e classe social e com tratamentos cada vez mais peculiares, portanto, o que deve prevalecer é o respeito e a ética.
Mecanismos fisiológicos que medeiam a atuação e ação sobre o corpo da cliente
O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspeto da pele. Com conhecimentos de anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar a celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas. Realiza também limpezas faciais, depilação e epilação, hidratação, maquilhagem definitiva e bronzeamento artificial.
As áreas de atuação da esteticista serão:
· Higienizar e limpar a pele;
· Tratar acnes simples com técnicas cosméticas;
· Fazer esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos e descoloração de pêlos;
· Fazer drenagens linfáticas;
· Fazer massagens mecânicas;
· Usar eletroterapia para fins estéticos;
· Fazer depilação eletrónica ou sem uso de equipamentos eletrónicos;
· Aplicar máscaras faciais, do pescoço e do colo;
· Fazer maquilhagem;
· Tratar das mãos e dos pés;
· Fazer hidratação corporal na paciente.
Respeito ao cliente e sucesso para o profissional
Conduta
A boa conduta ética