Historia da Estatica
Da pré-história à antiguidade
Esse homem primitivo, do período Paleolítico, produzia essas imagens não com o intuito de decorar suas cavernas, mas como parte de rituais mágicos. O objetivo seria o sucesso nas caçadas ou, talvez, para que a caça surgisse novamente com o fim da Era Glacial.
O fato é que ao observarmos essas imagens hoje percebemos que aquele homem que desenhava conhecia muito bem esses animais e como representá-los. Provavelmente dedicava parte de seu tempo à coleta de terras e vegetais e à produção de pigmentos, gorduras e Instrumentos. Daí a suposição de que esse “artista” foi provavelmente muitas vezes o feiticeiro e também talvez o chefe da sua tribo.
A primeira revolução que temos notícia na evolução do homem moderno teve início com a transição para o período a que denominamos Neolítico.
Essa revolução deu-se com a conquista do domínio sobre a agricultura e os animais. O homem do neolítico aprendeu a cultivar o solo, a domesticar os animais e assim abandonou a vida nômade e passou a se fixar em locais mais propícios. Logo desenvolveu as primeiras indústrias: cerâmica, pesca - anzol -, tecelagem – agulha -, construção de habitações e armas. Com a agricultura esses homens começaram a prever o tempo e, com isso, desenvolveram a capacidade de abstração.
Surgiram então os primeiros indícios da maior abstração criada pelo homem: a crença em uma vida após a morte.O homem do Neolítico passou a cultuar seus mortos.
A antiguidade
As estátuas gregas do período de formação da cultura grega apresentam semelhanças com as estátuas egípcias(e algumas esculturas da mesopotânia), mas como os gregos sentiam falta de expressão, criaram o “sorriso arcaico”, esse estranho sorriso nas estátuas chamadas Corus.
A antiguidade clássica
Somos todos gregos.
A Grécia produziu os conceitos de história, filosofia, arte e tentou explicar o da vida, por meio dos mitos e do destino. No campo da arte surgiu o teatro e há um notável desenvolvimento técnico