Historia da escola lar de fatima
A educação infantil do Município de Nova Venécia tem sua história a partir da Fundação do “Jardim de Infância Lar de Fátima”, por padres e irmãs combonianas em março de 1995, acolhendo aproximadamente um total de 50 crianças e o ensino totalmente gratuito. Os professores desta época eram as irmãs combonianas e o prédio pertencia a Igreja Católica, situava-se na Praça São Marcos, em frente ao atual Fórum. Com a saída das irmãs da cidade por um longo tempo ficou impossível para a igreja manter este nível de ensino.
Retomando as atividades em 1963, o Srº prefeito José Scardini, usando de suas atribuições legais a Câmara decretou e ele sancionou a Lei nº 340, que cria esta escola Municipal em 05/04/1963.
Hoje chamada “CMEL ‘Centro Municipal de Educação Infantil Lar de Fátima”, a escola possui prédio próprio localizada na Rua Rochedo s/n° Bairro Bonfim.
Hoje a escola atende 161 crianças-ano letivo de 2011, desde o maternal 1 ao 2º período, e crianças com 2 anos aos 6 anos de idade.
2. Localização:
A escola fica localizada num bairro residencial, o prédio é plano e consta de: 1 sala para professores, 1 sala de diretor, uma secretaria, almoxarifado, 5 salas de aula, 1 banheiro masculino, 1 banheiro feminino e 1 para os professores, 1 cozinha, 1 despensa, 1 refeitório e 1 pátio para recreação. Ao redor da escola possui alguns bares, igrejas, ponto de ônibus, telefones públicos, luz, água,e as ruas são pavimentada. 3. As festas da escola são internas apenas para os alunos e pais. Os projetos são desenvolvidos a parti da necessidade da comunidade e das famílias dos alunos.
A escola é uma referência para a comunidade, muito bem vista, e aceita e respeitada pela comunidade. 4. A educação hoje precisa ter clareza da sua própria importância enquanto colaboradora na construção da sociedade. Por isso ela precisa sempre questionar sua prática. Que homem estou formando? Quero formar? Que valores a prática pedagógico