Historia da Engenharia
Grupo: Ighor Jonanthan, Emanuel Lazaro, Otávio Igor, Mateus Hardman, Adriano Holanda e Raphael.
Turma: P1.A
Introdução a engenharia
FICHAMENTO
História da Engenharia
I. Os primeiros hominídeos eram carnívoros e como não possuíam dentes ou garras afiadas, começaram a fabricar ferramentas que, de inicio, eram pedaços toscos de pedras lascadas com o objetivo de ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes, assim teve inicio o desenvolvimento tecnológico.
II. O homem adquiriu habilidade de lidar com o fogo, possibilitando vencer o frio e a escuridão, e, portanto, abriu caminho para sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra, além de cozer os alimentos, tornando-os mais palatáveis.
III. Com o surgimento da agricultura e a domesticação de animais, o homem criou um estoque de alimentar, logo, não havia mais necessidade de mudanças frequentes de local de residência para obter alimentos. Neste momento o homem vira sedentário, um ser não caçador e não coletor, criando grandes comunidades com uma arquitetura de tijolos e pedras. Nascia então o primeiro engenheiro.
IV. As primeiras civilizações que se tem conhecimento foram a Suméria e o Egito, que contribuíram com grandes desenvolvimentos tecnológicos. A Suméria contribuiu com a prática na irrigação, na construção e o desenvolvimento do governo. Os egípcios construíram obras públicas em pedras, insuperáveis para a época, a mais famosa era as pirâmides e o primeiro arquiteto foi Imhotep.
V. Os gregos através de argumentos lógicos sistematizaram a geometria e deu-lhe a forma que se usa ate os dias atuais. Essa base matemática foi fundamental para o desenvolvimento dos cálculos, amplamente utilizados na engenharia.
VI. Os romanos tornaram as cidades mais confortáveis, construíram estradas, arenas de jogos, casas de banho, esgotos, aquedutos e cisternas de água potável. Os arquitetos foram os primeiros a se livrarem da necessidade de se apoiar grandes vãos