Historia da educação
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE ANHANGUERA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Atividade apresentada ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Filosofia da Educação.
Introdução
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, conseqüentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Desse modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da filosofia para a educação. Mais especificamente, consistem em apontar as características do pensamento filosófico, como Pierre Bourdieu contribuiu para os fundamentos da Educação e ainda, relatar a importância do ensino da Filosofia na escola. O presente estudo se utiliza de dados teóricos bibliográficos. A área de abrangência do tema está voltada para a educação, principalmente para a Filosofia da educação.
A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive.
As dificuldades na implementação desta disciplina no currículo escolar.
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e éticos, a mente e a linguagem.
A filosofia é uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém sabe. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão, sobretudo, vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes.
A filosofia não é uma disciplina impérica, como a história ou física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Não se usa laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscopia. Em conclusão a filosofia está mais próxima da matemática.
Contudo na filosofia não há