historia da educação
Atividades do filme: “E seu nome é Jonas”
Ouro Preto, 17 de setembro de 20141-a) A linguagem é um sistema de símbolos culturais internalizados, e é utilizada com o fim último de comunicação social. Assim como no caso da inteligência e do pensamento, o seu desenvolvimento passa também por períodos até que a criança chegue a utilização de frases e múltiplas palavras.
O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. A criança começa a desenvolver a linguagem a partir de estímulos, como ouvir e interpretar diversos nomes, se torna apta a somá-lo com a faculdade da linguagem inata ainda não descoberta por ela. Nessa fase, a criança começa a exercer o ato da fala e começa a entender a fala de outros, ainda que com dificuldade em alguns pontos. Com o desenvolvimento da linguagem, a criança logo se torna apta a desenvolver o pensamento cognitivo, absorvendo conhecimentos e descobrindo coisas novas.
A linguagem serve como forma de expandir o nível do pensamento. A partir do momento em que se descobre novas coisas, pode-se questionar sobre aquilo, exercendo a capacidade de questionar, entender e pensar sobre determinado assunto.
IDADE (meses) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
0 a 3 - Vocalizações (repetições de vogais e sons guturais) não lingüísticas. Essas produções têm pouca influência da língua-mãe.- Sorriso reflexo.- Apresenta movimentos corporais bruscos ou acorda ao ouvir estímulo sonoro.- Aquieta-se com a voz da mãe.- Procura fonte sonora com movimentos oculares.
3 a 6 - As vocalizações começam a adquirir algumas características de linguagem, ou seja, entonação, ritmo e inicia-se a modulação de ressonância.- A fase de lalação aparece por volta dos 3 a 4 meses e se distingue por sua fonação lúdica . A criança sente prazer em balbuciar