Historia da educação
3º. Semestre
Memória da educação escolar no Brasil
São Bernardo do Campo – SP
2014
Introdução
O objetivo deste trabalho é preservar a memória da educação no Brasil, no 1º capítulo encontraremos a história da educação e da pedagogia. No 2º capítulo vem com e cenário europeu que deu origem a educação escolar no Brasil, com a Reforma Protestante e a Contra Reforma Católica e a ação doa jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica. Já o capítulo 3º tempo um quadro cronológico da educação escolar no Brasil que inicia-se no período Colonial, passa pelo Imperial e termina com 1º e a 2º Republica. No último capítulo conheceremos um pouco da história da Escola Estadual Professor Evandro Caiafa Esquivel desde seu ano de fundação até os dias atuais.
Capítulo 1 – A construção da história humana individual e coletiva relacionada com a memória e a cultura
Pensar sobre o tempo e a memória nos faz lembrar a primeira infância, a época em que agimos sem pensar e o tempo simplesmente passa, sem compromissos, sem cobranças, sem objetivos estabelecidos, numa atemporalidade que, mesmo na lembrança, torna-se difusa e distante, num mundo de sonhos, histórias e fantasias. Talvez possamos comparar essa fase da vida com a antiguidade histórica, onde os povos primordiais viviam desligados do tempo contado no calendário e se situavam a partir dos fenômenos da natureza como a fase da lua, a mudança das estações do ano, sem registros escritos. Mas a história já era contada a partir dos “mitos, os acontecimentos sagrados eram reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses”. (Aranha, 2006, p.20)
À medida que crescemos, passamos a perceber o mundo de outra forma, nos tornando crianças observadoras, que não só imitam as ações das pessoas ao redor, mas age com intencionalidade e aos poucos conquistam a consciência dos próprios atos. Frequentamos a escola, aprendemos e apreendemos