Historia da Educação
Contexto Histórico
O Brasil teve grande participação nos acontecimentos da colonização atrelados com a Europa, essas colonos tinham muita validade por ter seus rendimentos comerciais.A colonização do Brasil assumiu os aspectos dos paises Portugal e França que se situaram no desenvolvimento econômico e permaneceu atrelados do interesse do absolutismo real.
Portugal foi um pais onde buscava no Brasil desenvolvimento devido ser destinados a colonização, então passou a modernizar a tradição medieval. O Brasil era um pais de econômia pré-capitalista e de grandes proprietarios de terras colonial cresceu devido o engenho da cana de açucar e do trabalho escravo que veio inicialmente dos indios e depois dos negros africanos.
O Brasil também foi reconhecido como a colonia da econômia agricola, mas todos os lucros dessas metropoles ficava com os comerciantes. Ainda que Portugal tivesse toda a produção de cana de açucar brasileira, as refinarias eram construidas na Holanda, Inglaterra e França.
Na educação não era exigido nenhuma formação especial devido o trabalho agriula, mas de certa forma os europeus enviaram religiosos para os trabalhos pedagogicos e missionarios, para evitar que os gentil se convertecem e colonos não deixassem sua fé católica, os missionarios ultilizava a religião como uma garantia na unidade politica, e era mais facíl denominação metropolitana e assumiu o papel na educação de agente e colonizadores. Os Jesuitas não tiveram maior resultados na aréa pedagogica, pois se empenharam mais, e nos estudos recentes foi comprovado que as ordens religiosas foram mais importantes.
A chegada dos jesuitas.
Os Jesuitas chegou juntamente com o primeiro governador geral Tomé de Souza e Manuel da Nobrega no ano de 1549 e os missionarios faziam funcionar uma escola de ler e escrever na cidade de Salvador, era inicio do processo de escolas que seriam espalhadas por todo o Brsil.
Então iniciou o processo de