historia da educação
Somos seres históricos já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, a medida que enfrentam os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva...
Pensar em uma natureza humana com características universais e eternas, da mesma forma ocorre na educação. Não há um conceito de “ser humano universal” se somos seres históricos, nada escapa a dimensão do tempo.
Historia é o resultado da necessidade de reconstruirmos o passado. Realizamos atos que desenvolve cultura a que pertencemos, cada geração transmite a historia da herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudanças, ou seja, estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realizada, mais adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição, o passado não esta morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
Dependemos da historia para registrar acontecimentos e ações , com o passar do tempo nossos pensamentos mudam, á medida que os acontecimentos problemáticos surgem, precisamos ter experiências .
Os desenvolvimentos acontecem e com eles avançam também a ciências e a tecnologias, e novas ordens sociais se instaura com novos paradigmas, valores e linguagem e ruptura com o passado torna-se inevitável.
O esfacelamento da memória cultural, das tradições desvincula o homem de suas raízes, aliena-o da ”realidade objetiva “impossibilita-o de compreender como e porque se dão as transformações econômicas políticas sociais e culturais, porque lhe faltam os elos. Quando relatamos o fato de preservar a memória de uma sociedade significa relembrar o passado e não impedir o seu desenvolvimento, mas sim conversamos seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades, isso significa oportuniza as pessoas num projeto de educar as novas gerações na consciência de um caminho já percorrido e que possam intencionalmente, estabelecer metas