Historia da educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
1) Análise de documento. Retormar o trecho do cartulário que abre o capitulo. Elabore um pequeno texto com indentificação e justificativa dos atos de fundação da universidade e dos colégios de Coimbra e os atos para o seu funcionamento.
A partir da revitalização dos centros urbanos, há um desejo de enriquecer o Reino de Lisboa com o conhecimento, surgindo no século XII a Studia generalia, criada para desenvolver um estudo geral e em boas condições. Esses estudos eram organizados em faculdades: artes, direito, medicina e depois a teologia. No Cartulário disposto sobre a criação dessa Studia, foi declarado que , com base na confiança dos multiplos favores da Alteza Real e com a permissão de Deus, todos seus estudante e mestres gozariam de privilégios, tal como segurança física e de bens, proteção de ofensas, injurias e violência, Além disso, os participantes do Studia que fossem abordados cometendo algum delito, só poderiam ser julgados pelos seus mestres e pelo bispo da cidade, e nunca por outros juízes.
Motivados com essa demanda de migração de pessoas para estudarem, há uma ampliação de instituições especializadas na transmissão do conhecimento, A Studia generali, tinha seu funcionamento alternado entre as cidades de Lisboa e Coimbra.
2) Registre as diferenciações ocorridas na organizção dos colégios do século XVI em diante e justifique os motivos das novas caracterizações.
No inicio da Idade Média as escolas eram administradas por um escolástico unido a um estabelecimento religioso e submetidas a um bispo ou abade. Os alunos se reuniam em um mesmo ambiente, aonde eram oferecido alimentação e dormitório, além de orientação moral aos jovens estudantes que cursavam uma disciplina regular. Essas escolas eram abertas ao público masculino de diversas idades, que eram acompanhados de perto por um mestre ou tutor. Essa precaução decorria no bom