Antecipando-se aos fatos: o presente é importante, mas o futuro que importa.
Antecipando-se aos fatos: o presente é importante, mas o futuro que importa.
1ª proposta: Implementar uma nova gerência de comércio exterior. Neste caso, a empresa recrutaria um executivo cujo objetivo principal seria, no prazo de três anos, fazer com que cerca de 25% do faturamento da empresa fosse de produtos exportados.
No tocante ao preenchimento da vaga, você faria o recrutamento interno ou externo? Justifique sua opção, apresentando 3 (três) razões para a escolha.
A empresa faria uma seleção externa, pois é possível recrutar um profissional que já tenha experiência com exportação assim diminuirá os custos de treinamento na gerencia, já que essa atuação será algo novo na empresa, outro ponto e o de ter sangue novo na empresa enriquecendo o capital intelectual da empresa fazendo com que novos pontos de vista cheguem a mesma e reduz a acomodação dos atuais colaboradores que pensam em esperar pela promoção devido ao tempo na empresa. 2ª proposta: Internacionalizar os negócios da empresa. A estratégia de internacionalização contempla diversos aspectos endógenos e exógenos à empresa. Há relatos de sucessos e insucessos de empresas brasileiras que se voltaram, total ou parcialmente, para o mercado externo.
Considerando-se que não se deseja ter sócio, nem franquias e nem há capital disponível para novos investimentos, qual estratégia de internacionalização é indicada? Justifique sua opção, apresentando 3(três) motivos para a escolha.
As estratégias usadas seriam a distribuição do produto através de representantes e atacadistas. Diminuição de custos com divulgação e distribuição, as vendas são solicitadas diretamente pelo representante, não haverá vinculo empregatício, se bem ou mal sucedida pode-se mudar de estratégia rapidamente.
3ª proposta: Implementar uma estratégia competitiva, no nível empresarial, que seja um misto entre a diferenciação (dominante nesta empresa, na atualidade) e o custo total mínimo. Esta