historia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
COLÉGIO SYNTESYS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878 CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118 RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041
VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467
São Paulo, SP
Abril/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
SUMÁRIO
1- Etapa 1
1.1- Passo 1
1.1.1- Para: Andre Burguiere Está à nossa disposição todo o trabalho do historiador e através deste material que temos disponível Andre Burguiere quer a nossa utilização a aprimoração e o nosso desenvolvimento em explorar a nossa capacidade. Capacidade esta que temos mas temos que insistir para a aprimoração de bons resultados. 1.1.2- Somos feitos de tempo?
A história é a interpretação da ação transformadora do tempo do homem. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
De início, podemos admitir que o homem é um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência pessoal. “Somos seres históricos, pois com o tempo as culturas e os pensamentos vão mudando,herdando as culturas dos nossos antepassados, à história nos ajuda a interpretar essas culturas passadas, ‘se somos seres históricos, nada escapa a dimensão do tempo” (ARANHA, 2006, p.20).
Pensar o passado, porém não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
O trabalho – que é a ação transformadora do homem sobre a natureza – modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. È nesse sentido que dizemos