Biomecânica das Articulações
SIMONE ALINE
BIOMECÂNICA DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é um sistema complexo, constituído por 24 vértebras articulares
(7 cervicais, 12 torácicas e 5 lombares) e 9 fundidas (5 sacrais e 4 coccígeas), totalizando 33 vértebras. A coluna proporciona um elo mecânico entre as extremidades superiores e inferiores e torna possível o movimento em todos os três planos, e ainda funciona como protetor ósseo da medula espinhal.
A coluna vertebral apresenta 4 curvaturas normais em toda sua extensão. Elas permitem que a coluna absorva golpes e impactos.
-Acidentes Anatômicos das Vértebras
VÉRTEBRA CERVICAL
VÉRTEBRA TORÁCICA
VÉRTEBRA TORÁCICA
VÉRTEBRA LOMBAR
2
ATLAS
Atlas ( 1ª vértebra cervical ) - A principal diferenciação desta para as outras vértebras é de não possuir corpo. Além disso, esta vértebra apresenta outras estruturas.
VISTA SUPERIOR
VISTA INFERIOR
ÁXIS
Áxis ( 2ª vértebra cervical ) - Apresenta um processo ósseo forte denominado Dente (Processo
Odontóide)que localiza-se superiormente e articula-se com o arco anterior do Atlas.
VISTA ANTERIOR
VISTA POSTERIOR
ARTICULAÇÕES DOS CORPOS VERTEBRAIS
Os corpos vertebrais estão unidos pelos ligamentos longitudinais anterior e posterior e pelos discos intervertebrais. Ligamento Longitudinal Anterior - extenso e resistente feixe de fibras longitudinais que se estendem ao longo das faces anteriores dos corpos das vértebras do áxis (C2) até o sacro. Continua-se superiormente com o ligamento atlantoaxial anterior.
Ligamento Longitudinal Posterior - localizado no canal vertebral, nas faces posteriores dos corpos vertebrais de áxis (C2) até o sacro. Continua-se superiormente com a membrana tectória.
Disco Intervertebral - Localizam-se entre as faces adjacentes dos corpos das vértebras, do áxis (C2) até o osso sacro. Variam em forma, tamanho e espessura no trajeto da coluna vertebral. Os discos
3
vertebrais constituem cerca de 1/4 do