Biomecânica articulações
A Biomecânica é uma ciência que examina o corpo e seus movimentos e a este respeito, o conhecimento adquirido sobre todos os componentes como músculos, ossos, movimentos articulares, inserções musculares e demais mecanismos torna-se relevante e indispensável para uma maior compreensão. Nesta perspectiva o objetivo do estudo será descrever para cada articulação do corpo humano um movimento especifico, indicando o músculo agonista e suas inserções de origem e terminal também deverá ser classificado o tipo da articulação bem como o tipo da alavanca, propor um exercício e calcular a aceleração angular.
Introdução
A Biomecânica é o estudo das forças agindo sobre e dentro da estrutura biológica, e dos efeitos produzidos por tais forças ( Hatze, 1973). A Biomecânica tem o importante papel de propor através de estudos científicos um melhor ajuste técnico no movimento, assim gastando menos energia e retardando ou até evitando possíveis lesões e estes estudos são baseados nos fundamentando-se nte papel de propor um orças ( HATZE, 1973)ponentes princípios e métodos mecânicos.
Para uma melhor aplicação destes estudos tanto qualitativa como quantitativa é importante que o conhecimento dos mecanismos que compõem o sistema biológico seja na sua totalidade e o presente trabalho propõe uma analise detalhada de cada articulação.
A partir de estudos anatômicos foram analisadas as seguintes articulações: temporomandibular, pescoço, tronco, quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, antebraço e punho, para cada uma dessas articulações determinamos um movimento especifico e dentre os músculos agonistas responsáveis pelos movimentos escolhemos um, descrevemos também a inserção de origem bem como a terminal deste músculo, também descreveremos a classificação da articulação, o tipo de alavanca, o calculo da aceleração angular e será proposto um exercício para cada articulação