Historia da educação
A educação no Brasil Colonial ocupou um lugar secundário nos interesses da corôa portuguesa já que tinha como objetivo principal a exploração da colônia e não a formação de uma massa pensante capaz de contestar tais objetivos. A educação jesuítica, que vigorou de 1549 a 1759 teve propósitos missionário, político e economicos conforme política colonizadora da época. Os Jesuítas, organização religiosa fundada por Inácio de Loyola, desembarcaram no Brasil, comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, com o objativo de catequizar índios e colonos, impedindo assimo avanço do protestantismo que se espalhava por toda Europa. A Ordem foi expulsa do país no ano de 1759 dando início a Era Pombalina causando grandes mudanças no quadro educacional da colônia. Sem sucesso o Marques de Pombal é demitido e devido a conflitos internacionais a família real se refugia no Brasil dando inicio ao período imperial no país.
Palavras-chave: Educação; Jesuítas; Missões; Família Real.
1 INTRODUÇÃO
É impossível pensar em história da educação brasileira sem pensar no período colonial, como também pensar em período colonial se a presença da Companhia de Jesus. Por isso o presente paper objetiva apresentar como se deu a educação neste periodo, qual a metodologia utilizada pelos jesuítas. Busca compreender a realidade da época e finalmente adentrar no processo e relações entre colônia portuguesa e a Igreja Católica bem como nas tranformações ocorridas ao final do período colonial.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando chegaram ao Brasil, os portugueses trouxeram um padrão de educação europeu, porém, neste momento, instrução ainda não era considerada uma atividade social importante já que a colônia estava subjugada aos interesses da metrópoli. Os Jesuítas chegaram ao brasil no ano de 1549, juntamente com Tomé de Souza, e quinze dias após sua chegada edificaram a primeira escola em Salvador.
Quando o primeiro governador-geral,