Historia da educação
O ser humano é um ser social e o que somos hoje é consequência do que ocorreu no passado. Nossos antepassados enfrentaram problemas, produziram mudanças lentas e progressivas e nos deixaram como heranças suas culturas, costumes e feitos. O que nos leva a compreender que temos raízes, embora o que vivemos e fazemos hoje seja tão diferente dos nossos antepassados.
O presente não significa nada sem o passado e é através dele que estabelecemos mudanças para o nosso dia e também para o futuro.
Portanto que em cada fato histórico, em cada mudança ao longo do tempo fez com que continuássemos mudando.
2- Explique porque a preservação da memória histórica, a contribuição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares?
Cada povo tem um modo de relatar sua história. Nas civilizações antigas esses relatos eram baseados em suas mitologias. À medida que o tempo ia passando, o homem passou a questionar sua existência tentando compreende-la, com isso ele passou a acreditar que o mundo era imóvel e eterno. Entretanto alguns historiadores começaram a registrar o tempo, as mudanças.Mesmo assim, essas investigações não eram vistas como ciência, por serem influenciadas da imaginação de quem relatava.
Conforme o homem evoluía e lutava por mudanças, igualmente seu modo de pensar o mundo e o questionamento sobre sua existência eram influenciados. O homem deixou de acreditar que as mudanças ocorriam por intermédio de deuses, e passou a acreditar que só através de suas atitudes, do seu querer é que se concretizavam as mudanças.
Hoje em dia, existem vários métodos de se investigar a historia e muitos deles ainda são questionados. Por isso, é importante saber como os historiadores estudam, pois orientações metodológicas e filosofias da historia estão inseridos no processo de interpretação dos fatos.
Com base em quatro argumentos de Antonio Nóvoa, foi elaborado um