Historia da educação
Essa organização social característica da Europa moderna ficou conhecida posteriormente como Antigo Regime. Nessa época a sociedade caracterizava-se pela herança medieval refletida na manutenção dos privilégios da nobreza e do alto clero, como a ocupação de cargos importantes e a isenção de impostos.
A inquietação religiosa
Varias regiões da Europa estavam devastadas pelas guerras, pela fome e pela peste. Essa situação contribuiu para o aumento da sensação de medo. Medo de doenças, da fome, das guerras, enfim, medo da morte e da ira de Deus. As pessoas passavam a se preocupar mais com questões de ordem religiosa e espiritual como a salvação da alma.
Os meios para conseguirem o perdão não estavam apenas na fé, as pessoas também podiam recorrer ás indulgências e a realização de “boas obras”. Para alcançar a salvação os fiéis deveriam cumprir e praticar rigorosamente os mandamentos, os sacramentos e os ritos cada vez mais complexos, havia cristãos que se sentiam desorientados e desamparados, pois acreditavam que a Igreja preocupava-se mais com as questões políticas e temporais que com as questões espirituais.
Diante disso, uma parte dos europeus acabou se afastando da Igreja Católica. Mesmo com o aumento do número de adeptos de outras crenças, o cristianismo permaneceu como a religião predominante na Europa.
A difusão de ideias
O século XVI na Europa foi marcado por grandes transformações culturais.Sob influência do humanismo vários pensadores promoveram novas ideias como o racionalismo.
Humanismo: Movimento intelectual que se difundiu a partir do século XV e que promovia o aprimoramento da ciência e dos valores humanos por meio do estudo das obras da Antiguidade clássica (Greco-romana)
Racionalismo: Ideal de valorização da razão humana como o melhor meio para compreender os fenômenos do universo.
A imprensa