Historia da Educacao
FACULDADE DE EDUCAÇÂO-FAED
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO
ALUNA: CARVALHO, CAROLINE LIVRAMENTO OLIVEIRA
Freire, José Carlos Serrano. Sou professor: Trabalhando a autoestima e a motivação no magistério. 5ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
Conheci, nessa minha trajetória pelo magistério, nesses anos que tingiram com neve meus cabelos, muitos jovens – matizes diferenciadas de caráter e personalidade. Muitos passaram, muitos deixaram suas marcas. p.18.
Ser professor sempre significou muito. Afinal, todos os outros profissionais necessitam de professor... Significa fazer parte da vida de centenas e centenas de pessoas, compondo junto para cada uma delas o cenário da sua própria vida. p.25.
Por mais que você não perceba, estará sendo, sempre, uma referência para alguém, especialmente para seus filhos e alunos, ainda que os momentos possam parecer de menor relevância. E é no dia-a-dia que você demonstra, por meio da maneira com quem se relaciona nas mais diversas situações, a sua forma de entender a vida. p.33.
Não jogue fora está oportunidade de demostrar amor por seus alunos e de se entusiasmar pelos seus sonhos. Permita-se sentir emoção e permita que as pessoas em sua volta cresçam com ela. Entusiasme-se e vibre com sua turma. Quando entrar em sala de aula, olhe calma e profundamente nos olhos de cada um e ofereça a eles um doce sorriso como presente. Supere as barreiras, vença “impressões’’, retire “rótulos” e, se possível, estenda as mãos. p.48.
É possível que você conheça professores que não pensem assim, lamentavelmente. Talvez uma pequena parcela tenha abandonado a cumplicidade do sonho e pareça ir a sala de aula apenas por obrigação, para garantir seu salário(pelo qual também se acha injustiçado); ou porque “só sabe fazer isso”; ou porque não tem coragem para mudar de caminho ou por uma série de outras razões que transformam essa parcela de profissionais em seres mal-humorados, sem entusiasmo, sem ideias e que têm, como consequência, aulas