Historia da dança atraves dos tempos
Apresente monografia pretende aborda A importância da dança na terceira idade: Reflexões sobre o movimento rítmico para qualidade de vida.
Mostrando inicialmente que a dança representa uma busca de satisfação de uma necessidade não material do ser. (OKUMA 1998)
A dança não é exclusiva dessa ou daquela sociedade e também não é exclusividade da espécie humana, em todas as culturas há dança em todas as idades se vive dança.
Durante muito anos a dança foi considerada apenas como os médicos quanto os leigos, ao passarem numa atividade física adequada para idosos consideravam apenas a hidroginástica e a caminhada. Hoje sabemos que a dança é uma atividade física positivamente associada a saúde psicológica e ao bem estar emocional dos idosos. ( TADARO 2001)
Gostaria que a sociedade jovem percebesse que todos nós iremos passar pelo processo do envelhecimento, que as pessoas dessa faixa etária (idosos) também podem dançar sem medo de ser feliz. E não tratados como inúteis.
Para tanto na primeira parte desse trabalho farei um resgate da dança em suas dimensões até os dias de hoje. Na segunda parte aborda o processo do envelhecimento e a história, passando pelos seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Já na terceira parte aborda o significados da dança como atividade física e a dança para melhor qualidade de vida. No entanto na quarta parte aborda previamente a qualidade de vida.
Por ultimo na quinta parte aborda a contribuição da dança para uma melhor qualidade de vida na terceira idade
2. Objetivo
O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre a questão da velhice e qualidade de vida, bem como apresentar uma experiência com a dança na terceira idade como ferramenta de sociabilização, saúde e bem estar.
4. Métodos
A metodologia utilizada desse trabalho foi desenvolver, por meio de referências bibliográficas.
4. Referências Bibliográficas
BANDEIRA, K.M.