Historia da copa brasileira
Conteúdo
Ano de 1952
Ano de 1962
Ano de 1970
Ano de 1992
Ano de 2002
Conclusão
Bibliografia
A historia do futebol brasileiro
O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite branca. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller.A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas.Somente na década de 1920, os negros passam a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica.
Durante os governos, principalmente de Vargas, foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.
1952
Em 16 de abril de 1952, vinte e um meses depois do profundo silêncio do Maracanazo, Brasil e Uruguai pisaram no gramado do Estádio Nacional do Chile para seu primeiro encontro desde a tarde em que a Celeste calou 200 mil cariocas. Em 1952, um craque da Seleção Brasileira estava muito mais perto do torcedor, não somente porque todos os convocados atuavam dentro do país. Ainda assim (ou talvez por isso), não faltava dinheiro para os clubes excursionarem para o estrangeiro, nem verbas para erguer estádios. O Maracanã seguia em obras (repita-se: vinte e um meses DEPOIS da final da Copa) e poucos dias antes o governo havia anunciado um financiamento de 30 milhões para tentar concluí-lo. O Maracanã, de fato, parece ter estado “pronto” em pouquíssimos momentos de sua vida, e desde lá muitos outros milhões e aproveitadores surgiram com demandas para modificar o estádio.
1962
Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil conseguiu seu segundo título com Garrincha como a grande