a seleção brasileira
1958 - PRIMEIRO CAMPEONATO (País sede: suécia)
Após chegar perto de conquistar o campeonato em 1938 (terceiro lugar) e 1950 (vice-campeonato), o Brasil finalmente trouxe seu primeiro título para casa na Copa do Mundo de 1958, que foi realizada na Suécia e teve participação de 16 seleções.
Dirigida por Vicente Feola, a seleção brasileira contava com os craques brilhantes (e até então desconhecidos) Pelé e Garrincha.
Na fase de grupos, o Brasil ganhou por 3x0 sobre a Áustria, empatou por 0x0 contra a Inglaterra e ganhou por 2x0 contra a União Soviética. Nas quartas de final, o Brasil eliminou o País de Gales por 1x0, com gol memorável de Pelé.
Nas semifinais, a seleção brasileira confirmou sua potência, vencendo de 5x2 sobre os franceses. Na final, contra os donos da casa, outro belo espetáculo: o Brasil repetiu o placar de 5x2 sobre a Suécia, a maior goleada numa final da história da Copa do Mundo.
1962 – BICAMPEONATO (país sede: chile)
A segunda vitória brasileira veio quatro anos depois, na Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile. Dessa vez, o time foi conduzido pelo técnico Aymoré Moreira.
Na primeira fase, o Brasil venceu o México por 2x0, empatou com a Tchecoslováquia por 0x0 e venceu a Espanha