Historia da contabilidade
1.2 Falam- se que uma pessoa tem certo conhecimento, quando detém alguma informação ou saber com relação a algum aspecto da realidade.
1.3 Uma cozinheira possui um conhecimento sobre culinária, um engenheiro sobre os possíveis modos de uma construção de uma casa. Os podem e devem ser considerados sábios, mas, não se pode dizer que o conhecimento que os dois apresentam seja o mesmo.
1.4 Se nem todos os conhecimentos são iguais, o que os diferencia? O que caracteriza especificamente o conhecimento científico?
1.5 Existem vários tipos de conhecimento, de diferentes formas de se abordar a realidade. O conhecimento pode ser do tipo senso comum, artístico, filosófico, teológico ou científico.
1.6 O conhecimento do tipo senso comum, como todo conhecimento, produz informações sobre a realidade.
A natureza do conhecimento científico
2. A relação da ciência com a filosofia e com a arte nunca deixou de existir. São campos que interpenetram e que mantêm pelo menos um vinculo em comum: questionar a realidade de forma a estar sempre discutindo as possibilidades da felicidade humana.
2.1 A ciência não é imediatista, não se contenta com informações superficiais sobre o aspecto de realidade, mesmo que esta informação seja útil de alguma maneira. A ciência pretende ser crítica, busca sempre estar julgando a correção de suas próprias produções.
2.2 O conhecimento científico, se caracteriza como uma procura das possíveis causas de um acontecimento. Busca compreender ou explicar a realidade apresentando fatores que determinam a existência de um evento.
2.3 A divulgação dos resultados é uma marca fundamental da ciência moderna. É o que se chama de exercício da intersubjetividade.
2.4 Ao relatar seus resultados, o cientista deve também contar como chegou a eles, qual caminho seguiu para alcança- lós. É a