Historia da contabilidade
A história da contabilidade no Brasil iniciou na época colonial, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral para se ter mais controle da colônia. Depois mais tarde com a criação do Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade passou a ser mais conceituada. A contabilidade é uma área que está em constante mudança, essas mudanças apareceram consequentemente pelo crescimento das empresas, e foi dentro deste contexto que a contabilidade passou a ser vista como um sistema sofisticado de fornecimento de informações.
Palavras-chave: História da Contabilidade no Brasil. Surgimento do CRC. A Evolução da Área Contábil.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado numa forma clara e objetiva a evolução da Contabilidade no Brasil, desde a época colonial até os dias atuais. Neste paper são relatadas importantes datas, além de leis e decretos, visando transmitir o conhecimento da história da Contabilidade brasileira e como ela contribui nos dias atuais.
2 A CONTABILIDADE NO BRASIL
O Brasil estava sob domínio de Portugal quando iniciou as primeiras atividades contábeis na época colonial. As primeiras atividades contábeis tinham o objetivo de controlar e projetar métodos de desenvolvimento das primeiras Alfandegas. Esses fatos demonstravam as preocupações com o ensino da área contábil, pois, em 1549 foram criados os primeiros armazéns alfandegários, e para controle deste, o Brasil ainda era inexperiente. A coroa portuguesa estabeleceu um Governo-Geral para se ter mais controle da colônia, determinando também a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial. Em 1679 é criada a primeira Casa de Contos, órgão responsável por processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado. Em 1808 com a chegada da família real ao Brasil, a colônia passou a comercializar produtos de outros países, além de Portugal, proporcionando um desenvolvimento sócio-econômico e cultural mais efetivo na colônia,