Historia da contabilidade
História da Contabilidade – Breve retrospecto. Etapa 1
A história da Contabilidade é muito antiga, pois se acredita que tenha indícios entre 4.000 a 6.000 antes de Cristo.
A contabilidade começa com o homem na antiguidade, pois desde o inicio da civilização o homem já adotava raciocínio contábil. Isso era praticado quando o homem sentia falta de animais em seu rebanho ou quando percebia que havia uma quantidade maior de animais que antes “contado” (reprodução).
A forma de contabilizar era com pedras diferenciadas, não existia fala nem conhecimento dos números, mas a capacidade do homem era tanta que podia perceber mudanças com métodos quantitativos. O sistema era empírico.
O tempo foi passando e a contabilidade se desenvolvendo com o crescimento do homem. É então que se encontram os primeiros escritos de contabilidade na Bíblia, especificamente no “Livro de Jó.
Após o século XV, a contabilidade começa a ser aceita como uma Ciência e a criar uma visão mais abrangente, é a chamada fase Lógico-Racional ou a fase pré - científica da Contabilidade.
A fase pré Científica é onde nasce à primeira Escola Contábil, o Contismo; que baseava no estudo das Contas.
O que antes era conhecido como racional mnemônico, passou então a ser Lógico- Racional.
O que impulsionou de vez o nome “Contabilidade” foram os acontecimentos ocorridos com o Renascimento.
O Renascimento foi um termo utilizado para expressar as mutações ou transformações ocorridas entre o século XIII ao XVIII em relação à economia, sociologia, artes, religião, Ciência e Política.
O marco principal é a transição do Feudalismo para o Capitalismo e a valorização das artes Greco-romanas que impulsionaram mudanças naturalistas e humanistas.
Em suma, Renascimento é a “descoberta do mundo e do homem" (Jacob Burckhardt)
O renascimento iniciou-se na Itália, País onde surge Luca Pacioli; o pai da contabilidade.
Luca Pacioli foi quem