Historia da contabilidade
A história da contabilidade está ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e da interpretação dos acontecimentos ocorridos com o objeto material.
A contabilidade originou-se da necessidade de registros comerciais, à medida que o homem começou a possuir grande quantidade de valores, ele procurou saber o quanto poderia render, e qual a forma mais simples de aumentá-los. Como essas informações não eram de fácil memorização, surgiu à necessidade de registrá-las, dessa forma foi se inserindo e evoluindo a contabilidade na vida comercial daquelas antigas civilizações.
A evolução da ciência contábil aconteceu da seguinte forma:
Contabilidade do mundo antigo
Das primeiras civilizações até 1202 da era cristã; Os primeiros registros aconteceram de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
Contabilidade do mundo medieval
De 1202 da era cristã, até 1494; Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio e etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Contabilidade do mundo moderno
De 1494 até 1840; O período moderno foi a fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período: em 1453 à tomada de Constantinopla, em 1492 à descoberta da América e em 1517 à reforma religiosa.
A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
Contabilidade do mundo científico
De 1840 e contínua até os dias de hoje; Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809.
Considerado o, “pai da contabilidade” Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada:
“Per”, mediante o qual se