Desafio de economia
A economia pode ser entendida como um estudo da escassez e dos fenômenos delas resultantes, de forma mais sofisticada, como o estudo da alocação de recursos escassos entre usos alternativos com vistas à satisfação das necessidades. A produção é a maior força econômica de uma sociedade; ela precede e, em alguns casos, determina o modo de distribuição dos bens produzidos e o seu consumo pelos indivíduos. Juntos, os processos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços formam os fundamentos econômicos da sociedade.
Em síntese, produzir é empregar recursos na transformação de elementos (naturais ou não) em bens servíveis à satisfação das necessidades dos indivíduos. Esses bens podem ser tangíveis (roupas, casas, instrumentos, etc.) ou podem tomar a forma de serviços (transporte, entretenimento, limpeza, educação, etc.).
As necessidades humanas fazem com que nos consumimos e produzimos cada fez mais.
O QUE produzir? - Isto significa quais os produtos deverão ser produzidos (carros, cigarros, café, vestuários, etc.) e em que quantidades deverão ser colocadas à disposição dos consumidores.
COMO produzir? - Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo técnico.
PARA QUEM produzir? - Ou seja, para quem se destinará a produção, fatalmente para os que têm renda.
Custo de Oportunidade
O custo de oportunidade é definido como o valor do recurso no seu melhor uso alternativo que pode ser chamado de custo alternativo ou custos implícitos que são custos relativos aos insumos que pertence à empresa e que não envolvem gastos ou seja a empresa já possui o insumo. a) Caixa de uma empresa que pode ser aplicando gerando uma renda extra. b) Aluguel de imóveis. c) Investimentos em outros setores. (custo de oportunidade capital) d) Qual o menor salário que a empresa deveria pagar aos assalariados para mantê-los. (custo de oportunidade de mão de obra).
Curva de possibilidade