historia da camiseta
Uma vez expulso do paraíso, quando o homem, afinal, teria começado a usar a camiseta? O primeiro modelo, ao que se sabe ou se presume, deve ter sido confeccionado quando o homem pré-histórico se vestia com o couro dos animais. Certamente era uma roupa pratica mais ou menos higiênica, simples e funcional. Suas origens precisas ainda estão envoltas em mistério, aumentando assim o mito que cerca o seu nascimento.
Mapear a história do surgimento e popularização da camiseta não é uma atividade tão exata quanto se parece. Alguns estudos dizem que a camiseta respeita a mesma modelagem básica que as túnicas dos egípcios, porém é difícil precisar a época, mas é bem antigo. Ainda existem registros de soldados romanos usando coisas que pareciam camisetas por baixo das togas e então o uso delas na Primeira Guerra Mundial. Ora usada como peça íntima, ora como peça exposta, a camiseta como conhecemos tem um trajeto incerto devido à falta de registros históricos precisos e à presença de pontos de vista paralelos que apresentam versões distintas para um mesmo fato. Não há dúvidas, entretanto, sobre sua primeira utilização, que foi como roupa íntima.
Sabemos que na antiguidade os romanos usavam por debaixo de sua túnica uma peça de roupa chamada camisia, feita de linho e sempre de cor branca para proteger da transpiração a própria túnica, que quase sempre eram adornadas com ouro, prata e pedras preciosas e por isso eram dificilmente lavadas.
No século IV a camisia continuava a ser usada por baixo das peças em Constantinopla. Os tecidos das peças superiores eram muito ricos, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso não dava para lavá-los. A camisia era usada por baixo dessas peças nobres para evitar que sujassem.
Na idade Média, camisolões de um tecido duro e não aderente ao corpo eram usados como roupa íntima. Essas roupas não eram retiradas nem na hora do banho, pois o contato com o próprio corpo nu era considerado pecaminoso. Por