Historia da arte
O impressionismo é o nome de um movimento artístico que se desenvolveu na França durante a segunda metade do século XIX, decorrente do realismo francês. Os impressionistas tinham como principal objetivo retratar os efeitos da luz nos objetos da natureza, traduzindo impressões puramente visuais. Vivia-se nesse momento a chamada Belle Epoque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.
PINTORES IMPRESSIONISTAS
Claude Monet
Auguste Renoir
Camille Pissarro
Berthe Morisot
Alfred Sisley
Mary Cassat
A primeira exposição impressionista ocorre em 1874 – o ano é considerado o marco inicial do movimento. Embora tenha recebido duras críticas e uma repercussão negativa por parte do público, em pouco anos o impressionismo é reconhecido como a primeira escola da pintura moderna. A consagração oficial vem em 1927, com a criação pelo governo francês de um museu especial em Paris, o Jeu du Paume, dedicado à estética impressionista. Em 1987, o acervo deste museu é transferido para um novo prédio, chamado de Museu d’Orsay.
Formação do grupo