Projeto Ético-Político do Serviço Social
Convênio FAR – Faculdade Reunida
Curso: Serviço Social
Disciplina Seguridade Social
Acadêmicos:
Professora: Sandra Portilho
Projeto Ético-Político do Serviço Social
Santa Rita – MA
2013
Projeto Ético-Político do Serviço Social
Resenha apresentada a disciplina Seguridade Social para obtenção de nota, pelo Curso de Serviço Social do Instituto Superior Moreira e Castro, Convênio FAR – Faculdade Reunida, ministrada pela Professora Sandra Portilho.
Santa Rita – MA
A primeira questão que se deve considerar quando pensamos em projetos (individuais ou coletivos) em sociedade de classes é o caráter político de toda a qualquer prática. Todas as formas de prática envolvem interesses sociais os mais diversos que se originam, através de múltiplas mediações, das contradições das classes sociais em conflito na sociedade. O que as movem na verdade são as necessidades sociais reais que lançam os homens em atividades humano-criadoras percebidas no metabolismo social (trabalho- ato fundante das relações sociais).
Neste universo sócio-humano, que tem o trabalho como atividade fundante, um conjunto de práticas (ou atividades) são desencadeadas historicamente. Compõe-se, então, um mundo cada vez mais complexo e mediado, formado por diversas modalidades de praticas/atividades que se originam tanto do mundo prático-material quanto do mundo prático-ideal. Isto significa dizer que quanto mais se desenvolve o ser social, mais as suas objetivações transcendem o espaço ligado diretamente no trabalho. No ser desenvolvido, verificamos a existência de esferas de objetivação que se autonomizaram das exigências imediatas do trabalho – a ciência, a filosofia, a arte etc.
Todo projeto e, logo, toda prática, numa sociedade classista, tem uma dimensão política, como dissemos anteriormente. Ou seja, se desenvolvem em meio as contradições econômicas e políticas engendradas