Criação de Andaimes e Elevadores Para Construção Civil
Nomes: Arnaldo Bazzan Junior Kelvin Ribeiro
Sala: i 336 TST 4 Acadêmico 2
Docente: Leda Palermo
Trabalho no Brasil: evolução recente e desafios
Um balanço do trabalho no Brasil na primeira década do século XXI, mostrando que, diferentemente de tendências observadas em muitos países desenvolvidos, ocorreu um processo de reestruturação do mercado e das relações de trabalho, com avanço da formalização, recuperação dos salários, diminuição do desemprego, avanço nas negociações coletivas, num contexto de maior crescimento da economia e de implementação de políticas públicas com importantes impactos positivos sobre o mundo do trabalho. Além disso, coloca em discussão um conjunto de desafios advindos de um mercado de trabalho historicamente pouco estruturado e dos impactos da reconfiguração do trabalho no capitalismo contemporâneo. A análise compreende três aspectos: a dinâmica do emprego e da renda, a regulação do trabalho e as políticas públicas voltadas para o trabalho.
MODELO AGRÁRIO
A professora Regina Bruno, que faz parte do programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ mostrou que há uma “ambivalência” nas práticas e posturas dos latifundiários. Se por um lado, os grandes fazendeiros defendem a modernização da agricultura, usando a tecnologia para o campo, por outro eles se utilizam de métodos atrasados que culminam na exploração do trabalho e na destruição ambiental.
“Eles se dizem a favor do meio ambiente, mas defendem os transgênicos. Possuem uma noção de direito de propriedade sem limite, além de se utilizarem do trabalho precarizado e escravo. Existe uma ideologia senhorial que reforça essa ambivalência de modernidade e atraso”, explicou.
Regina ainda refletiu o conceito de “agronegócio” que, para ela, não é só um simples jargão sobre toda forma de