Historia da arquitectura
Tema: Arquitectura orgânica
Nome do aluno: Diogo Laranja Pontes, nº 21516309
Disciplina: História da Arquitectura
Índice
1 introdução
2 biografia
2.1 origens
2.2 valores humanos
3 reflexão sobre o arquitecto
3.1 evolução das obras
3.2 materiais
4 estudo de uma obra
4.1 casa da pradaria
4.2 casa Darwin D. Martin
4.3 Princípios estilísticos
4.4 espaço interior
5 conclusão
2
1. introdução
“ um grande arquitecto, é necessariamente, um grande poeta. Ele tem de ser um interprete original do seu tempo, momento e época”
Frank Lloyd Wright
Considerando um dos arquitectos mais importantes do século XX,
Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitectura orgânica. Wright acreditava que a arquitectura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.
Com o intuito do desenvolvimento do pensamento arquitectónico e analise critica, foi proposta na disciplina de historia da arquitectura estudar o arquitecto, Frank Lloyd Wright, de forma a transparecer uma reflexão pessoal e sucinta.
Neste
trabalho,
será
apresentada
numa
primeira
fase,
uma
abordagem á vida pessoal do arquitecto, a sua perspectiva e ideologia perante a arquitectura. Nasceu em Phoenix a 9 de Abril de 1959, foi um escritor e educador americano de ascendência Galesa. Tornou-se a figura chave da arquitectura orgânica, exemplificada pela casa da Cascata, um desdobramento da
arquitectura
moderna
que
se
contrapunha
ao
International Style Europeu. Sua obra inclui exemplos originais e inovadores de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior das suas construções, tais como a mobília e vitrais.
Com estes princípios e ideologias á sua disposição – espacialidade,
morfologia,