A questão das cotas raciais uma perspectiva ou reforço do preconceito histórico cultural no Brasil
CURSO DE DIREITO
A questão das cotas raciais, uma perspectiva ou reforço do preconceito histórico cultural no Brasil.
Adriano José da Silva
Matrícula: 10-00291
Ponte Nova
2014
Adriano José da Silva
A questão das cotas raciais, uma outra perspectiva.
Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito.
Orientador: Professor
Ponte Nova
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 JUSTIFICATIVA 4
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4 metodologia 7
5 SUMÁRIO PRÉVIO 8
6 cronograma 9 referências BIBLIOGRÁFICAS 10 anexos 11
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho acadêmico viso abordar as questões relacionadas às diferenças étnicas e aprofundar de maneira ampla por meio de pesquisa científica, as diferenças entre cor e evolução socioeconômica para ingresso no ensino superior no Brasil.
Busco então elucidar os fatores que levaram a criação da lei que defende o direito de cotas, pontuando que tal foi criada para beneficiar classes que sofreram descriminações ao decorrer de sua geração. Deste modo, dando mais acessibilidade a educação superior as pessoas que não tem condições financeiras favoráveis. Introduzindo então que a lei busca amenizar os conflitos sociais, amenizando a desigualdade entre classes, porém, considero que a lei apenas reforça o preconceito.
Tendo como enfoque a justificativa de entender as cotas de negros como uma concessão de reparo pelas injustiças sociais ou como uma forma de integrar o negro na sociedade evitando o preconceito, ou ainda, como mais uma forma equivocada de minorá-lo.
1 JUSTIFICATIVA
A pesquisa busca abordar as questões relacionadas às diversidades étnicas