Doenças Sexualmente Transmissiveis
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), antigamente chamadas de Doenças Venéreas são tão antigas quanto à humanidade e adquiridas durante o contato sexual, independente em ser hetero ou homossexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, sendo raro isto acontecer.
Antigamente as doenças consideradas como DSTs eram apenas a sífilis, gonorréia, cancros moles, linfogranuloma venéreo e granuloma inguinal, mas com o avanços da ciência foram sendo descobertas outras doenças de transmissibilidade sexual.
Doenças sexualmente transmissíveis
1- Linfogranuloma venéreo
É uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os genitais e os gânglios da virilha. Os primeiros sintomas aparecem de 7 a 30 dias após a exposição à bactéria. Primeiro, surge uma ferida ou caroço muito pequeno na pele dos locais que estiveram em contato com essa bactéria (pênis, vagina, boca, colo do útero e ânus) que dura, em média, de três a cinco dias. Pode haver, também, sintomas gerais como dor nas articulações, febre e mal estar.
2- AIDS
É causado por um grupo de vírus, chamado HIV, o HIV passa de uma pessoa para outra através do sangue e líquidos contaminados por sangue, sêmem, secreções vaginais e leite materno.
Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal, usando seringas e agulhas contaminadas pelo vírus.
3- Gonorreia
Doença infecciosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. O tratamento é feito por antibióticos, mas só o médico pode orientar.
4- Sífilis
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção. Depois, ela desaparece durante um longo período: A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o